Trump deve nomear Marco Rubio, principal crítico de Moraes no senado dos EUA

O Senador republicano da Flórida, Marco Rubio, é conhecido por posições rígidas contra China, Irã e pelo posicionamento crítico sobre medidas de censura no Brasil.

Donald Trump planeja nomear o senador Marco Rubio, da Flórida, para o cargo de secretário de Estado, segundas informações publicadas pelo New York Times no dia de ontem (11/11). Rubio, que atua no Senado americano desde 2010, construiu uma confiança com uma linha diplomática firme, especialmente em relação a países como China, Irã, Venezuela e Cuba. Recentemente, o senador também ganhou destaque por suas críticas diretas às decisões judiciais brasileiras e ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em agosto deste ano (2024), Rubio criticou publicamente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após uma decisão ilegal que resultou na suspensão do X no Brasil. “Há algum tempo, tenho ouvido falar da campanha de censura governamental em andamento no Brasil.

A recente decisão de proibir o X é a mais recente manobra do juiz Alexandre de Moraes para minar as liberdades básicas. Para o bem das liberdades básicas e de nosso relacionamento bilateral, o Brasil deve retificar essa medida autoritária”, declarou o senador na época em sua conta no X.

Além de Moraes, Rubio também endereçou suas críticas ao Lula (PT), considerando que o bloqueio do X, sob a administração do atual governo brasileiro, coloca em xeque a liberdade de expressão no país. “O banimento do X no Brasil, sob a administração Lula, levanta sérias preocupações sobre a liberdade de expressão e o alcance do Judiciário”, afirmou Rubio.

Se anunciada, a nomeação de Marco Rubio promete intensificar a postura externa dos EUA em relação aos regimes que, segundo o senador, representam ameaças à liberdade. A escolha também pode impactar as relações possíveis bilaterais entre os EUA e o Brasil, considerando as divergências entre as visões de Rubio e as ações judiciais brasileiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top